• Adicione a Ana Paula Ótica no Orkut
  • Adicione a Ana Paula Ótica no Facebook
  • Siga a Ana Paula Ótica no Twitter

Instituto de Catarata Infantil



Fonte: http://portaldovoluntario.org.br/


 A catarata é uma doença oftalmológica frequentemente associada aos idosos. Causada pela perda da transparência do cristalino, lente natural do olho localizada atrás da pupila, ela começa deixando a visão embaçada e, se não for tratada, pode levar à cegueira. Porém, ela também atinge as crianças. Estima-se que hoje no mundo cerca de 1,5 milhão de crianças sejam deficientes visuais. No Brasil, a catarata infantil ou congênita é uma das causas mais frequentes destas deficiências. É uma doença que pode e deve ser diagnosticada nos primeiros dias de vida do bebê, mas mesmo com o diagnóstico garantido por lei no estado do Rio de Janeiro, por meio do teste do teste do olhinho, muitas crianças não conseguem continuar o tratamento por falta de recursos ou acompanhamento adequado.


Da observação dessa carência no tratamento da doença, foi criado o Instituto da Catarata Infatil (ICI), Ong sem fins lucrativos com o objetivo de ajudar essas crianças carentes. Dra. Andréa Zin, Diretora Técnica do ICI, conta como são os trabalhos e ações do Instituto.


 Como surgiu a idéia de criar o Instituto Catarata Infantil ?


 Andréa Zin - A criação do Instituto Catarata Infantil começa com a história de uma das fundadoras. Seu filho nasceu com catarata infantil em ambos os olhos e foi operado precocemente com sucesso. Hoje, depois do tratamento é uma criança com capacidade visual normal. Contudo, ela pode notar que algumas crianças não tinham o mesmo tratamento por carência de recursos financeiros. Passou então a ajudar algumas famílias e percebeu que para mudar a realidade dessas crianças a ajuda deveria ser estruturada. Então, em vinte oito de outubro de 2004, fundou o Instituto Catarata Infantil , organização não governamental , sem fins lucrativos , junto com mais oito parceiros. Realizamos setenta e duas cirurgias e acompanhamos em torno de cinqüenta crianças.


 Como o Instituto financia seus projetos? O que fazer para ajudar?


 Andréa Zin - Nosso projeto é financiado por doações de pessoas físicas, jurídicas e parcerias nacionais e internacionais. As doações recebidas são revertidas para cirurgia precoce da catarata infantil.


Doações : Banco Real


Conta: 1711017-8 , Agência: 0254


 A catarata é uma doença geralmente associada ao envelhecimento. É a mesma que atinge às crianças?


 Andréa Zin - Catarata é a opacificação do cristalino, uma lente que temos dentro do olho. Quando ela perde a transparência, a visão fica embaçada. A catarata pode ser igual no idoso e na criança, mas o impacto na visão mais tarde é diferente. Como a criança está com seu sistema nervoso em desenvolvimento, se não tratada a tempo, o cérebro da criança deixa de reconhecer os estímulos visuais. Assim, se tratada tarde a visão pode não melhorar. No caso do adulto, a qualquer momento que se trate a catarata, a visão melhora.


 No instituto, o atendimento é exclusivo às crianças com catarata ou se estende a outros problemas oftálmicos também?


 Andréa Zin - Somente crianças. Nosso objetivo principal é a prevenção da cegueira infantil em crianças de zero a três anos de idade.


 Existe algum procedimento para evitar que a criança desenvolva a catarata infantil? Quais são?


 Andréa Zin - Um pré-natal bem feito, com os exames adequados previne as cataratas infantis por infecção congênita. Cuidados com traumatismos no parto e mais tarde também, previnem as cataratas traumáticas. 


O exame do reflexo vermelho, mais conhecido como o teste do olhinho, é realizado nas maternidades do Rio de janeiro?


 Andréa Zin - Sim, o teste do reflexo vermelho é lei no Estado do Rio de Janeiro. Antes de serem liberadas para casa após o nascimento a criança é submetida pelo pediatra a um exame simples, que revela a presença de catarata ou de outros problemas oculares.


 E nos hospitais da rede pública?


 Andréa Zin - Sim, o teste do reflexo vermelho é realizado na rede pública de assistência à saúde. Nós, voluntários da ONG, já organizamos cursos para os pediatras, capacitando a realizar o exame.


 Quais as doenças que o exame pode ajudar a prevenir?


 Andréa Zin - O teste do reflexo vermelho é diagnóstico. Só dá positivo quando já há alteração. Além da catarata, o teste fica alterado quando há alterações dos meios transparentes do olho, como por exemplo, opacificação da córnea como no glaucoma congênito, opacificação do cristalino como na catarata ou opacificação do segmento posterior do olho como no caso de infecções , deslocamento de retina ou tumores. Esse exame faz o pediatra suspeitar de que possa haver alguma alteração ocular que será confirmada pelo oftalmologista.


 No Brasil, a catarata atinge muitas crianças?


 Andréa Zin - No Brasil, estima-se que a cada ano nasçam 1.200 crianças com catarata congênita. 



Dra. Andréa Zin é Doutoranda em Saúde da Criança e da Mulher pelo IFF/FIOCRUZ, Responsável pelo setor de Oftalmopediatria do IBOL – Instituto Brasileiro de Oftalmologia, Pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira no Departamento de Neonatologia e Coordenadora do Comitê de Cegueira Infantil da Agencia Internacional de Prevenção de Cegueira América Latina.


 


 

« voltar para página anterior

ANA PAULA ÓTICA

Largo do Machado 29 loja 218, Galeria Condor - Catete - Rio de Janeiro, RJ

Tel.: 21 2532-5876 - CEP 22221-901 - anapaula@anapaulaotica.com.br

® 2009 Ana Paula Ótica. Todos os direitos reservados.

Guianews - Informação em Tempo Real Spectranet Tecnologia e Informação