• Adicione a Ana Paula Ótica no Orkut
  • Adicione a Ana Paula Ótica no Facebook
  • Siga a Ana Paula Ótica no Twitter

Terçol e calázio merecem cuidados especiais


Quem teve terçol ou calázio já ouviu dizer que esses problemas surgem por falta de higiene, mas há outros fatores que contribuem para o aparecimento desses nódulos. 


O terçol é uma inflamação nas glândulas localizadas nas bordas da pálpebra. Essas glândulas produzem um óleo que mantém o olho umedecido. Quando a saída da glândula é obstruída, o óleo não consegue sair e ocorre inchaço, dando origem a uma espécie de nódulo. O calázio também é causado pela obstrução da abertura da glândula sebácea. Forma-se uma área vermelha ou acinzentada e um cisto na pálpebra. 


O terçol é causado, geralmente, por bactérias ou vírus que podem ser contraídos através do contato com a mão suja. Mas o oftalmologista Samuel Carvalho explica que há outras causas. “Além do mau asseio, pessoas que têm a pele muito oleosa, acne ou que costumam aplicar produtos cosméticos próximo à região das pálpebras estão mais propensas ao surgimento de terçol.”, esclarece o médico. 


A boa notícia é que o terçol desaparece espontaneamente em sete ou dez dias. Para acelerar o processo, podem ser feitas compressas de água quente. Há casos também em que se recomenda o uso de colírios ou pomadas. 


Mas sempre é preciso procurar acompanhamento médico. A secretária Fabiana Nara, 25 anos, está com um terçol já há 3 meses. “Eu não tomei os devidos cuidados. Só agora eu fui ao médico. O problema se agravou: de terçol evoluiu para calázio. Fiz exames, e o médico me recomendou o uso de colírio. Se o nódulo não desaparecer, eu vou ter que passar por cirurgia.”, conta Fabiana. 


O calázio pode se formar a partir do terçol e costuma ser mais duradouro. Se ficar por muito tempo na pálpebra, pode causar deformações no olho, como astigmatismo, principalmente em crianças.


www.sistemaodia.com

« voltar para página anterior

ANA PAULA ÓTICA

Largo do Machado 29 loja 218, Galeria Condor - Catete - Rio de Janeiro, RJ

Tel.: 21 2532-5876 - CEP 22221-901 - anapaula@anapaulaotica.com.br

® 2009 Ana Paula Ótica. Todos os direitos reservados.

Guianews - Informação em Tempo Real Spectranet Tecnologia e Informação